sábado, 5 de maio de 2012

CACEQUI CONTRA A GRIPE

Começou neste Sábado em todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a meta é imunizar cerca de 24 milhões de brasileiros até o dia 25 de Maio.
Pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas estão no público-alvo da campanha, lançada pelo Ministério da Saúde, com apoio de secretarias estaduais e municipais. 
Em Cacequi a rede pública de Saúde oferta à vacina em todos os postos de saúde.
O medicamento protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, além de outros dois tipos de gripe sazonal.
A equipe do Online foi até o Posto de Saúde Central de Cacequi na manhã deste Sábado 05 de Maio e  registrou o trabalho de vacinação naquele local.
Vele lembrar que o Posto de Saúde Central tem horário de atendimento das 8h  às 17h.
Serviço:
Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Quando: até 25 de maio
Onde: postos de saúde
Tire suas dúvidas
Que documentos são necessários?
Para fazer a vacina, basta ir ao posto de saúde com documento de identidade. Doentes crônicos devem ter prescrição médica para garantir a vacina. É recomendado levar a carteira de vacinação.
Quem não está nos grupos vulneráveis pode fazer a vacina?
Quem não se enquadra nos grupos vulneráveis cobertos pelo SUS pode procurar a vacina na rede privada de saúde. De acordo com o pneumologista César Espina, a principal vantagem, nesses casos, é a redução do absenteísmo no trabalho e nos estudos. O pneumologista destaca que complicações em pessoas saudáveis são raras.
Quantas doses têm a vacina contra a gripe?
A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 e outros dois tipos de gripe sazonal, em dose única, exceto para crianças que tenham entre seis meses e dois anos, que receberão a vacina da influenza em duas doses, com 30 dias de intervalo.
Quanto custa a vacina na rede privada?
O preço varia de clínica para clínica, mas fica em torno de R$ 80. Planos de saúde oferecem desconto.
Há contra-indicações?
Segundo o Programa Estadual de Imunizações, há contra-indicações para aquelas pessoas com reações alérgicas à ingestão de ovo.